quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Toque


  " se tão somente tocar nas suas vestes , sararei ". Mc 5 : 28


O toque tem um papel fundamental na vida das pessoas.
É assim que expressamos o que estamos sentindo . Um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio , consolo , companhia e presença amiga . Nos relacionamentos , na cura das doenças,o contato físico é um instrumento poderoso .O toque transmite amor consciente e inconsientemente . Ao contrário o contato rude e agressivo faz a pessoa sentir -se rejeitada, desprezada,invadida e provoca reação de defesa ou raiva .
Você já ouviu falar em Shantala ? É uma massagem que tem como objetivo acalmar o bebê ,além de reforçar o vínculo entre o bebê e a mãe. Esse tipo de toque traz ao bebê o aumento de peso , dormem melhor , tem menos cólicas .Dizem os especialistas que em função do toque que recebem, a criança cresce com outra visão de si mesmo ( se sentirá amado ) , e mais tarde isso interferirá na sua relação com outras pessoas e na sua auto estima. As crianças tocadas com afeto quando adultos são capazes de formar relações maduras .
Está vendo a importância do toque ?
Tocar a pele ,  mais do que um carinho é estímulo vital !!
Existem pessoas que são bloqueadas com esse tipo de carinho.Simplesmente não tocam e não gostam de serem tocadas. Mas quem não gosta de carinho ? E como se faz carinho em alguém , sem tocá-lo ?
Não era o caso de rever o que aconteceu no passado . Alguma rejeição, algum trauma psicológico , tão bem esquecido no fundo da alma que a pessoa nem se dá conta ?
Sabemos que o carinho traz bem estar e segurança , mas a falta de contato físico pode gerar irritação e até tornar a pessoa violenta.
Todo o ser humano precisa se expressar de alguma maneira , e o toque é a maneira mais rápida para que essa comunicação se torne possível. Independente de idioma , raça , sexo ou religião.
Muitos dos problemas emocionais  da maturidade ocorrem pela falta ou escassez do contato físico com os pais , a partir do nascimento . Porque a nossa vida é um círculo viscioso .Nada mais aconchegante e tranquilizador , do que ser  recebido em casa ,após um dia de trabalho, com um abraço , um afago , um beijo das pessoas queridas .Os braços são a extensão do coração .
O gesto de afeto , de carinho costumam desbloquear emoções . O toque é mágico , desmonta   armaduras que as pessoas se impõem . É impossível permanecer insensível a um gesto de carinho.
Saiba que deixamos nossas marcas nas pessoas com quem convivemos . Podemos preencher nossas vidas com cicatrizes ou com marcas de afeto , de carinho , testemunhos de fidelidade ,amor , sinceridade .
 Não use apenas o toque . Mas junto com o abraço e o aconchego , use as palavras .Expresse o seu afeto também dizendo às pessoas que as ama . Que aquela pessoa é muito legal , de como vc gosta dela.
Cumprimente as pessoas com um abraço sincero. E o como vai ? Que essa pergunta não seja palavras soltas no ar . Preocupe -se de fato com quem é próxima a vc .
Se deixe ser instrumento de Deus ,para levar afeto às pessoas . Carinhos aquecem o coração !!
Deus quer nos usar para tocar as pessoas . Quando Deus nos toca ,somos curados de feridas profundas , somos libertos , conseguimos nos curar da nossa cegueira , de coisas que há muito tempo passavam despercebidas .
Através da fé tocamos em Jesus. Em oração entramos em comunhão .Ele quer ser tocados por nós .
Toquemos em Deus, dEle sairá virtude !!

Gostaria de deixar um louvor :

http://letras.terra.com.br/mariana-valadao/1542295/


Com amor
Edna

Nenhum comentário:

Postar um comentário